SERVIÇOS DE PSICOLOGIA

As crianças da Creche, do Jardim-de-infância e do A.T.L. e respectivos encarregados de educação têm ao seu dispor o serviço de apoio psicológico do Centro Social da Quinta do Anjo.

 

Este serviço tem como objectivo principal:
Promover o bem-estar psíquico emocional destas crianças, com vista à prevenção de perturbações psicológicas e à manutenção do seu desenvolvimento afectivo e intelectual.

 

Os objectivos específicos são:

– Sinalizar precoce e atempadamente a ocorrência de comportamentos anormais ou situações de stress emocional;
– Consciencializar/sensibilizar familiares/encarregados de educação e profissionais para a importância das questões emocionais na vida futura de cada criança.

 

O apoio psicológico tem por base as seguintes intervenções:

– Avaliação psicológica para despiste de perturbações psicológicas emocionais e definição de estratégias adequadas;
– Aconselhamento/orientação de encarregados de educação e profissionais.

 

Este serviço funciona da seguinte forma:

– Sinalização de casos através do preenchimento da ficha de encaminhamento para – apoio psicológico, junto da coordenadora pedagógica ou com as educadoras/animadores, a qual fará a primeira abordagem e a respectiva descrição da situação;
– Reuniões com familiares/encarregados de educação, educadora, professores, (médico de família, quando necessário) para recolha de informação pormenorizada acerca da situação e da problemática envolvente.
-Reuniões para discussão de casos sinalizados (educadoras, coordenadores), para definição da intervenção psicológica a realizar ou da estratégia de trabalho mais adequada a cada caso;
– Realização de atendimentos com os encarregados de educação para compreensão da problemática existente;
– Aconselhamento e consciencialização sobre as atitudes mais adequadas no relacionamento com a criança;
– Realização de acções de formação destinadas a profissionais (Educadoras, Auxiliares de Acção Educativa e Animadores) para aquisição ou desenvolvimento de conhecimentos e/ou competências na área do desenvolvimento psicológico, das perturbações psicológicas da infância e respectivos métodos básicos de observação/diagnóstico.
Como poderá solicitar este serviço?
Deverá entrar em contacto com as Educadoras/Animadores das respectivas salas ou com a Coordenadora Pedagógica, e expor a sua situação.

 

Nota: Em caso de dúvida é favor contactar a Psicóloga responsável, Patrícia Matos.